Lula fala dos 50 anos do golpe. Viva a democracia, com inclusão e reforma política
Fernando Brito 28 de março de 2014 | 15:30
Lula divulga hoje, na internet, um vídeo onde se pronuncia sobre o golpe militar de 1964.
Lula diz que precisamos garantir a democracia.
Porque só a democracia leva ao Governo um torneiro mecânico, ou que “uma ex-condenada pelo regime militar” possam ter chegado à Presidência da República.
No momento em que, sob o nem tão discreto abano da mídia, surgem manifestações pela volta do autoritarismo, Lula lembra que a conquista da democracia “foi fruto de uma intensa luta de grande parte da sociedade”
-Apenas em uma democracia, o povo pode ir ás ruas reivindicar seus direitos. Pois a democracia não é nenhum pacto de silêncio. É a sociedade em movimento, buscando novas conquistas.
Lula elogia a apuração dos crimes da ditadura pela Comissão Nacional da Verdade. “Numa data como essa, devemos, sim, lembrar o nosso passado, lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas sobretudo, lutar a cada dia para ampliar a nossa democracia, incluindo cada vez mais gente e fazendo com que nosso sistema político represente melhor o povo brasileiro”.
Cada vez mais me convenço de que o plebiscito da reforma política vai ser bandeira da campanha de 2014.
E que, claro, a oposição o classificará de “autoritarismo”, embora a única autoridade que deve prevalecer seja a vontade popular.
Assista à fala de Lula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário