sábado, 19 de abril de 2014

Venezuela marca a independência e a luta continua, diz Maduro                                    


A bandeira da Venezuela foi içada neste sábado (19), no Panteão Nacional em Caracas, a capital do país, para dar início aos atos comemorativos do aniversário de 204 anos desde a independência venezuelana. O presidente Nicolás Maduro destacou, em mensagem aos venezuelanos, que “hoje, mais do que nunca, o povo assume o seu papel de fazer a Pátria Grande.”

                                              

.
Presidente Nicolás Maduro, nas ruas da capital, Caracas.Presidente Nicolás Maduro, nas ruas da capital, Caracas.

“Felicitações ao nosso povo de libertadores”, disse o presidente, citado pela Agência Venezuelana de Notícias (AVN), em sua conta no Twitter. “Longo foi o nosso caminho como povo para lograr a verdadeira e definitiva independência,” completou, “e a luta continua.”

O ministro de Relações do Interior, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez, junto a representantes da Força Armada Nacional Bolivariana, encabeçou a cerimônia que comemora o 19 de abril de 1810.

Neste dia, há 204 anos, o então capitão-general da Venezuela, Vicente Emparan, foi destituído para a criação da Junta Suprema de Caracas. Esta foi a primeira forma de governo autônomo que, um ano mais tarde, deu espaço para a declaração definitiva de independência da Venezuela e o início da primeira república.

Uma multidão reunida na praça maior, atualmente denominada praça Bolívar de Caracas, decidiu libertar-se da monarquia absolutista espanhola. O Cabildo de Caracas (instituição municipal administrativa instituída pela Espanha no período colonial), em sessão extraordinária realizada no Ajuntamento de Caracas, hoje a Casa Amarela, redatou a ata de estabelecimento de um novo governo.

Um ano mais tarde, em 5 de julho de 1811, foi assinada a Ata da Declaração de Independência, na qual a Venezuela proclamou a sua emancipação formal em relação à Espanha. 

Da Redação do Vermelho,
Com informações da AVN e da Prensa Latina

Nenhum comentário: