quinta-feira, 17 de abril de 2014

Morre o Nobel de Literatura Gabriel García Márquez

Jornal GGN – Periódicos internacionais afirmam que o escritor Gabriel García Márquez morreu na tarde desta quinta-feira (17). Com 87 anos, o vencedor do prêmio Nobel de Literatura lutava contra a reincidência de um câncer que atingiu seu aparelho respiratório e fígado, segundo informou o mexicano El Universal na última segunda-feira, 14. Na ocasião, a família de Gabo, como era conhecido o autor de 'Cem Anos de Solidão', negou as informações.

Na quarta (16), o El Universal voltou a publicar uma matéria sobre o estado de saúde do jornalista colombiano. Ele continuava em “estado delicado próprio de sua idade e dos problemas sofridos nos últimos tempos”, conforme declarou o médico Jorge Oseguera, que afirmou ter feito visitas à residência do escritor.
O escritor passou os últimos dias ao lado da família. Ele recebeu alta do Instituto Nacional de Ciência Médicas e Nutrição Salvador Zubirán no último dia 8, após ficar 15 dias internado devido a um quadro de desidratação e processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias.
García Márquez foi diagnosticado com câncer linfático em 1999. Graças a um tratamento quimioterápico realizado nos Estados Unidos, conseguiu inibiar a doença. Com a recaída, entretanto, a família decidiu não mais submetê-lo a tratamentos médicos e passou a cuidar dele em regime domiciliar, na tentativa de melhorar sua qualidade de vida, informa o jornal mexicano.
Gabo foi um dos maiores escritores da literatura universal, e assinou obras como Amor nos Tempos do Cólera, Ninguém Escreve ao Coronel, O Outono do Patriarca e Crônica de uma Morte Anunciada.

Nenhum comentário: