sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Venezuela bolivariana: 93 por cento de 

cidadãos alfabetizados                            

(1 milhão de estudantes na Universidade pública, com 
formação gratuita para estudantes de baixa condição 
social)

eduvenezuela.wordpress.com / portal.unesco.org

educação na Venezuela é gratuita, apesar das várias críticas contra este sistema. É obrigatória da educação primária até a educação secundária, que normalmente é dos 6 aos 15 anos.A educação é regulamentada pela Lei Orgânica de Educação aprovada em 21 de agosto de 2001. O Estado tem a faculdade de criar os serviços pertinentes para facilitar e manter o acesso a todo tipo de educação. O Ministério da Educação é o responsável pela educação, e se esforça para adaptar o curriculum para a demanda da crescente tecnologia da sociedade, expandindo a educação obrigatória e melhorando as qualificações dos professores. 
Sistema educacional
Os estudantes das escolas públicas normalmente vão para aulas em turnos. Alguns vão para a escola do início da manhã até 13h30, e outros começam as aulas no início da tarde indo até as 18h. Os anos escolares começam em setembro indo até junho/julho. Todos os estudantes usam uniformes.
Educação superior
A Venezuela possui mais de 90 instituições de educação superior, com mais de 6 milhões de estudantes. A educação superior continua gratuita na constituição de 1999 e recebe 35% dos recursos para educação, mesmo que este nível só receba 11% da população estudantil. Mais de 70% dos estudantes em nível superior vêm das famílias 20% mais ricas. Para resolver este problema, o governo estabeleceu o sistema de universidades bolivarianas em 2003, que visa democratizar o acesso à educação superior.
Cobertura e Qualidade
A evolução da alfabetização tem sido crescente e especialmente acelerada durante o período 1999-2005. O padrão da educação na Venezuela está entre os mais altos da América do Sul, com um índice de alfabetização em 2005 de 93,4% (idade de 15 anos ou mais). Este índice foi estimado em 2003 em 93,8% para homens e 93,1% para mulheres. Neste ano a Venezuela foi declarada pela Unesco como Território livre de analfabetismo. Este anúncio, segundo jornais opositores ao governo, se contradizia com as estatísticas oficiais e projeções sobre o tema.
A população estudantil e os recursos do governo investidos na educação cresceram, e mesmo a educação sendo obrigatória muitas crianças não vão para a escola por causa da pobreza pois precisam trabalhar para ajudar nas despesas da família. É estimado que 20% da população não tenha recebido uma educação formal.
Segundo dados oficiais, para o período acadêmico 2005-2006 se inscreveram um total de 1.010.946 crianças para a educação infantil. A educação primária contabilizou 4.885.779 inscritos no mesmo período, e a secundária 671.140 alunos. O país conta com 25.835 unidades educativas para estes três níveis. m 
                          

Universidade Bolivariana da Venezuela
Universidad Bolivariana de Venezuela
'La Casa de los Saberes'
Fundação
Tipo de instituição
Prudencio Chacón
Luis Bigott
Total de Estudantes
+ de 1 milhão
Campus
Maracaibo   
Ciudad Bolívar
Punto Fijo   
Barinas
             
Página oficial
Universidad Bolivariana     www.ubv.edu.ve
                                                     
Universidade Bolivariana da Venezuela (Universidad Bolivariana de Venezuela, em espanhol) é instituição de ensino superior da Venezuelafundada em 2003 por decreto do Presidente Hugo Chávez. A UBV é parte da "Missão Sucre", uma das Missões Bolivarianas, cujo objetivo é conceder oportunidade de educação pública à classe baixa. Atualmente, a UBV possui mais de 1 milhão de discentes espalhados em 190 pontos de todo o país, sendo a universidade com maior número de matrículas na Venezuela.
Nos últimos anos, a Venezuela tornou-se o 4º país da América Latina e o 47º do mundo no Índice de educação das Nações Unidas. Fato que a Unescoatribui ao estabelecimento da Universidade Bolivariana e ao sucesso da Missão Sucre. Costuma-se colocar que o programa educacional da UBV segue a linha de pensamento social-democrata. A política educacional da Revolução Bolivariana permitiu a Venezuela para registrar uma matrícula de mais de 2 milhões e meio de estudantes de nível universitário. Mais de 270 mil venezuelanos já receberam o seu título profissional de graduados da Universidade Bolivariana da Venezuela (UBV) em 10 anos.                                   
                        

EnsinoGraduação
Ingresso
Os estudantes que desejam se candidatar a qualquer um dos programas oferecidos aos graduados universitários bolivarianos não precisam integrar o programa ‘ Missão Sucre’, o que significa que qualquer bacharel formado em qualquer escola ou unidade de ensino, pública ou privada, tem direito de entrar na faculdade. As inscrições são feitas em função dos planos estratégicos da política da Universidade.



Nenhum comentário: