Dilma alfineta falta de água em São
Paulo: “quem nunca fez desanda a
cobrar de quem faz”
ter, 13/05/2014 - 15:30
Jornal GGN – Ao responder os questionamentos da imprensa durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (13), no canteiro de obras o Túnel Cuncas II, em São José de Piranhas (PB), presidente Dilma Rousseff alfinetou o governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin (PSDB). Para a presidente, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, além de garantir o melhor convívio com a seca recorrente na região, mostra visão de planejamento por parte do Governo Federal.
“São obras extremamente complexas. Ela beneficia 12 milhões de pessoas. Não é uma obra qualquer. Ela tem uma envergadura fundamental. Vai garantir uma diferença de qualidade [à região]”, disse Dilma, que lembrou, ainda, da situação atual vivida por São Paulo, que já passa por desabastecimento em municípios do interior e pode chegar à capital. “Nós estamos vendo hoje uma situação muito difícil sendo passada no estado mais rico da Federação, que é o Estado de São Paulo, que é a falta de água no reservatório da Cantareira”, lembrou.
A presidente deu a entender que o Estado de São Paulo vive o oposto do que é feito em relação ao Nordeste, em termos de investimentos e planejamento estratégico. “Você veja que o Nordeste tem esse mérito, ele teve esse planejamento, essa consciência, não data de hoje”, disse Dilma, que lamentou e ironizou as críticas de adversários políticos ao projeto de interligação hídrica dos Estados do Nordeste.
“Acontece uma coisa engraçada no Brasil, não sei se vocês já notaram. Quem nunca fez desanda a cobrar de quem faz. Então é isso o que nós estamos assistindo. Gente que nunca fez quando pôde cobrar de quem está fazendo quando pode”, criticou.
“Mas lá [no Estado de São Paulo, administrada há mais de 20 anos pelo PSDB] não tem obra dessa proporção para garantir segurança hídrica. Por isso, fiquem de queixo erguido, tenham orgulho, porque estão participando de um projeto revolucionário, inovador, que vai mudar algo fundamental no Nordeste: as condições para cada vez mais ele se desenvolver”, analisou a presidente, que afirmou que, até 2046, não faltará mais água na região.
Veja a entrevista da presidente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário