sábado, 31 de maio de 2014

SEM PESSIMISMO

'Vamos gostar deste país!',


responde Lula à torcida


contra o sucesso do Brasil

Ex-presidente concede entrevista à revista Carta Capital em que fala de Mundial, protestos, eleições e a relação com as elites econômicas. Democratização da comunicação volta a ser tema central
                                                               
REPRODUÇÃO
lulamino
Ex-presidente durante entrevista: mídia nativa tem 'predisposição ao negativismo'
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista exclusiva à edição desta sexta-feira (30) da revista Carta Capital, em que voltou a defender a realização da Copa do Mundo no Brasil e o otimismo da população em relação ao país. Ao mesmo tempo, o ex-presidente defende a realização dos protestos antes e durante o torneio de futebol, e vê neles o resultado da melhoria das condições de vida no Brasil na última década: "Quem comia acém, passou a comer contrafilé e agora quer filé", explica, com as analogias comuns em seu discurso.
"Ainda há pouco tempo, a gente não esperava que pudessem acontecer manifestações. E é plenamente aceitável dentro do processo de consolidação democrática que vive o Brasil. Eu acho que, ao realizar a Copa, o governo assumiu o compromisso de garantir o bem-estar e a segurança dos brasileiros e torcedores estrangeiros. Quem quiser fazer passeata que faça, quem quiser levantar faixa, que levante, mas é importante saber que, assim como alguém tem o direito de protestar, o cidadão que comprou ingresso e quer ir ver a Copa tenha a garantia de assistir aos jogos em perfeita paz", disse Lula.
Sobre o desequilíbrio do noticiário da mídia tradicional e o "mau humor" que tomou uma parte da população a partir dos protestos de junho de 2013, Lula apontou para a forma como se atende aos desejos de uma parcela da elite que tenta "negar a política". "Há uma predisposição ao negativismo, e isso contribui para a desinformação da sociedade brasileira", avalia Lula. "Interessa a uma parte da elite brasileira a negação da política. O que vem depois é sempre pior, quando você nega a política", completa, em um segundo momento.
A íntegra da entrevista está na edição de Carta ( AQUI) Capital que chega hoje às bancas. Nela, Lula fala ainda da campanha pela reeleição de Dilma, da acomodação do PT e da necessidade de revigorar o partido e da necessidade de o governo melhorar sua comunicação com a sociedade brasileira e com os investidores estrangeiros. Confira, abaixo, trecho em vídeo da entrevista a Mino Carta e Luiz Gonzaga Belluzzo.

Nenhum comentário: