domingo, 18 de maio de 2014

O encontro

nacional de

blogueiros

Miguel do Rosário                                                 


Do AMGóes -  No fim de semana anterior, aqui no Rio, participei do 'BLOGProg', 2º ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS DO RIO DE JANEIRO, preparatório para o Encontro Nacional, em fase final neste domingo, 18. Naquele evento, tivemos a presença do deputado Alexandre Molon(PT/RJ- foto acima, à direita), relator do recém-aprovado MARCO REGULATÓRIO DA INTERNET, excepcional avanço no direito dos cidadãos à comunicação, contrariando interesses dos poderosos conglomerados da mídia conservadora. 
 


       


        





      ScreenHunter_3747 May. 17 13.05
Caros e caras leitores e leitoras, como vocês já devem ter suspeitado, o blogueiro está participando do 4ª Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, em São Paulo.
Estou conhecendo um lado da blogosfera extremamente interessante, que são os blogs regionais. Em todas as regiões do Brasil, o problema da mídia se repete: concessões de rádio e TV e esquemas de mídia impressa, que sustentam velhas ou novas oligarquias políticas.
Essas campanhas reproduzem, a nível regional, as mesmas táticas de manipulação da informação que vemos a nível nacional.
Em muitas cidades pequenas, o aparecimento de blogs tem perturbado a vida de antigos esquemas políticos e midiáticos. Essa movimentação às vezes é difícil de detectar, mas já começa a fazer a diferença.
A decisão de Lula de abraçar a causa de democratização da mídia revela que ele percebeu isso. Uma boa liderança política é aquela que intui as grandes demandas de seu tempo, as boas demandas, aquelas vinculadas ao interesse nacional, à soberania, à democracia, e se torna seu aliado, seu defensor.
Além disso, é possível que algumas forças importantes da economia brasileira estejam percebendo que a histeria midiática, essa falta total de escrúpulos quanto à objetividade da notícia, já começou a comprometer seu próprio futuro.
E talvez algumas dessas forças, mais comprometidas com o nacionalismo, tenham sugerido a Lula que eles também não aguentam mais a loucura insensata da mídia tentando, diuturnamente, manipular as informações.
Quando o interesse de movimentos sociais encontram ecos de afinidade com algumas forças importantes da economia, temos o prelúdio de grandes mudanças políticas.
Enfim, esse é um dos papos aqui do encontro.
Você pode acompanhar o evento, que está sendo transmitido ao vivo,neste link.

Nenhum comentário: