quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nova propaganda do PT mira no

combate à corrupção


BRASÍLIA - Em dois vídeos que começaram a ser veiculados nesta quinta-feira junto com a propaganda nacional do PT na TV, o partido aposta na fixação de uma imagem de que nunca se combateu tanto a corrupção como nos 11 anos de governo petista. No primeiro vídeo, o ex-presidente Lula aparece discursando para uma multidão, cobrando a recuperação dos princípios que marcaram a criação do PT e que o diferenciava dos outros partidos. No outro, o marqueteiro João Santana filmou gavetas amontoadas para dizer que, no passado, as denúncias de corrupção eram engavetadas.
Os filmetes foram exibidos ao longo da propaganda do PT veiculada nesta quinta-feira. No vídeo, a presidente Dilma Rousseff disse que seu governo não é leniente com a alta dos preços, e personagens do vídeo afirmavam que os oponentes da presidente fazem uso político do aumento dos preços, que sofre oscilações normais.
— Posso assegurar que meu governo será sempre o da estabilidade e da responsabilidade fiscal. Meu governo está atento e vai ter mão firme para combater a inflação, sem que isso prejudique o trabalhador — disse a presidente.
No comercial, Dilma relembrou os feitos do governo nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Ela afirmou que todos os governo de mudança enfrentam dificuldades e passou a listar programas do governo, como o Pronatec e o Mais Médicos. A presidente deu números sobre as obras de ampliação de aeroportos, e do programa habitacional, o Minha Casa Minha Vida. Também comentou que o governo continua fazendo obras de infraestrutura, com a ampliação de estradas, e que o setor elétrico do país é exemplo, com respeito ao meio ambiente.
O presidente do PT, Rui Falcão, deixou uma mensagem firme sobre a necessidade de uma reforma política.
— O Brasil passa por uma mudança social, mas estagnou politicamente. É um espírito novo num corpo velho — disse Falcão, para defender a reforma política.
Por fim, a presidente afirmou que o país precisa investir em educação, para garantir oportunidades para os brasileiros no futuro.
Lula  quer recuperar orgulho da militância
O carisma de Lula é usado para recuperar o orgulho petista e entusiasmar a militância. Nos dois filmetes, para se vacinar contra discurso dos adversários de que PT barra a criação de CPIs da Petrobras, o tema corrupção é abordado, para dizer que nos governos tucanos as denúncias ficavam sem serem apuradas.
No vídeo, Lula abandona o tom raivoso que tem adotado para atacar os adversários, e admite que petistas que praticaram atos de corrupção têm de pagar por seus erros para que o PT resgate sua dignidade.
— Esse partido não nasceu para fazer tudo que os outros fazem. Nós precisamos voltar a recuperar no orgulho que foi a razão da existência desse partido. Se alguém dentre nós, cometeu um erro, tem que pagar pelo erro que cometeu.
Para neutralizar o discurso dos adversários, principalmente Eduardo Campos (PSB), que prega a nova política, Lula diz que criaram o PT para ser diferente de tudo que existia.
— Esse partido nasceu para provar que é possível fazer política de forma mais digna. Fazer política com P maiúsculo — diz Lula, encerrando o vídeo de mãos dadas com a presidente Dilma.
O outro filmete mostra o amontoado de gavetas, com a palavra “independência”, para mostrar que nos governos petistas, o Judiciário e a Polícia Federal agiram com independência e que nunca antes tantas pessoas foram julgadas e condenadas como nos 11 anos do governo petista.
— Nunca tantas pessoas foram investigadas e julgadas — diz o narrador do vídeo. — Porque antes, quando eles governavam, sabe o que acontecia com as denúncias? Morriam, esquecidas na gaveta. O que você prefere? Avançar no combate a corrupção? Ou voltar ao passado? — encerra o vídeo.

Nenhum comentário: