terça-feira, 15 de outubro de 2013


(1) Vox Populi: Dilma segue líder em            
todos os cenários e pode vencer no 1º turno
Segundo a pesquisa Vox Populi/CartaCapital, hoje só haveria segundo turno com Marina na disputa. Dilma venceria com folga qualquer adversário no segundo turno.   


                                   1 e 2 turnos.jpg
A nova rodada da pesquisa Vox Populi/CartaCapital para as eleições presidenciais mostrou que a presidenta Dilma Rousseff (PT) segue líder nas intenções de voto e mantém a possibilidade de vencer no 1º turno em todos os cenários possíveis para 2014. Segundo o levantamento, em um eventual segundo turno Dilma venceria qualquer um dos quatro principais postulantes ao cargo: os tucanos Aécio Neves e José Serra e Marina Silva e Eduardo Campos, agora juntos no PSB.

Por causa da permanência de Serra no PSDB e à ida de Marina para o PSB, os quatro cenários de primeiro turno pesquisados pelo Vox Populi têm apenas três candidatos. A variação da intenção de voto em Dilma fica sempre na margem de erro (confira os resultados em detalhes). Ela tem 43% num cenário com Aécio Neves e Eduardo Campos na disputa; 42% com Serra e Eduardo Campos; e 41% nos quadros com Marina e Aécio e com Marina e Serra.

Nos dois primeiros cenários, em que o nome do PSB é o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Dilma venceria no primeiro turno, segundo o Vox Populi. Nos outros dois, com a ex-senadora Marina Silva no lugar de Campos, poderia haver segundo turno, pois a diferença entre os votos na presidenta e a soma dos outros dois competidores fica dentro da margem de erro da pesquisa.

No segundo turno (confira os resultados em detalhes), Dilma teria margens folgadas de vitória se as eleições fossem hoje. Quem se sairia melhor é Marina Silva. Neste caso, a diferença seria de 15 pontos (46% a 31%); Aécio Neves e José Serra perderiam por uma diferença de 20 pontos percentuais. Campos teria o pior desempenho, 25 pontos atrás da petista. Nos quatro cenários, a quantidade de eleitores indecisos varia entre 7% e 10%.

A pesquisa Vox Populi/CartaCapital entrevistou 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
                             
-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-

(2) Com Marina vice, Campos cresce e chance de 2º turno aumenta

Segundo a pesquisa Vox Populi / CartaCapital, chapa puro sangue tucana, com Serra na disputa, não beneficiaria Aécio Neves
                                 vices.jpg
Possível candidato do PSB à Presidência da República em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cresce sete pontos percentuais na pesquisa Vox Populi/CartaCapital de intenções de voto quando a ex-senadora Marina Silva, recém-incorporada ao seu partido, aparece como candidata a vice. Na pesquisa estimulada, Campos tem, sozinho, apoio de 10% dos eleitores. Quando seu nome aparece ao lado de Marina e o fato é claramente indicado ao eleitor, o cenário muda e ele passa a ser o candidato favorito de 17%.



Para a pesquisa, foram entrevistados 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.


Sozinha, a presidenta Dilma Rousseff é citada por 43% dos eleitores. Quando seu nome é associado ao de Michel Temer, atual vice, ela oscila dois pontos para baixo (ainda dentro da margem de erro), e vai a 41%. Aécio Neves, possível candidato tucano, não ganha nem perde votos quando o nome de José Serra (PSDB) aparece como candidato a vice: soma 20%. Com os vices definidos, Aécio e Campos teriam, juntos, 37% e, dentro da margem de erro, levariam a disputa para o segundo turno.

Neste cenário (Dilma, Campos e Aécio), quando os nomes dos candidatos aparecem sem os vices no cenário principal para 2014 – portanto, sem referência a Marina Silva – Dilma venceria a eleição no primeiro turno.

Com o cenário de chapas definidas, haveria um aumento de votos válidos: o índice de indecisos permanece em 9%, mas os votos bancos e nulos cairiam cinco pontos percentuais. Campos é o único candidato que se beneficia.

O “fator Marina” para levar a disputa ao segundo turno também é revelada quando o nome da ex-senadora aparece na cabeça-de-chapa em uma possível disputa contra Dilma e Aécio. A presidenta segue à frente, com 41%, mas, na margem de erro, teria praticamente os mesmos votos que a soma dos adversários: a ex-senadora teria 23% e o ex-governador mineiro, 17%. Brancos e nulos chegam a 13% e os eleitores indecisos, a 6%.

Quando os candidatos são José Serra e Marina Silva, Dilma permanece com 41%, contra 21% da ex-ministra e 19% do tucano. A exemplo do cenário anterior, o índice de votos brancos, nulos e eleitores indecisos somam 19%.

A pesquisa Vox Populi/CartaCapital entrevistou 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Nenhum comentário: