sábado, 12 de outubro de 2013

Nas redes,  'neoindignados' dão tirambaços nos próprios pés       

                              
Do AMGóes:

Perdoem a ponderação, sem o vezo de especificar potenciais destinatários. Um tanto cáustica mas pertinente, salvo melhor juízo.

Sinto recrudescerem, na internet, os arautos da 'democracia' que preserva os privilégios dos 'de sempre'; da caridade falaciosa e efêmera ao invés da solidariedade perene para construir indiscriminado  bem-estar social; da lógica concretamente egoísta  do 'farinha pouca, meu pirão primeiro'; dos tribunos 'virtuais' no Facebook e outras páginas, sem os sobressaltos vividos pelos que, premidos por variadas circunstãncias, promoveram o contratidório em tempos de adversidade e ranger de dentes.

 Chega a comover o simplismo grandiloquente e indignado de tantos quantos - sob as mais variadas justificativas de 'autopreservação' e escudados na pusilânime teoria do 'não me comprometa' - aguardaram simploriamente que a onda passasse  para sentar na primeira fila do grande anfiteatro da vida, destinado à sequência  dos embates sobre erros e acertos que cometemos no curso dos tempos, dissertando em tom professoral  sobre as experiências, de quaisquer matizes, que não cuidaram de vivenciar.

Conquanto não postulemos, por inadmissível,  o título de domínio de supostas 'verdades dogmáticas', dispomos todos,  por exemplo, das evidências, gritantes e indeléveis, quanto à histórica 'exploração  do  homem pelo homem',  através de cujas ações         perniciosas impera o jugo dos fortes sobre os  fracos e excluídos do processo socioeconômico de interação, aqui,  ali e alhures.      Caótica realidade que não nos permite o direito de empurrá-la 'ad eternam' com a barriga.

Se não encararmos, sem sofismas,  o debate em torno de recorrentes pendências postergadas às calendas, seguiremos desferindo mutiladores tirambaços em nossos próprios pés que, ricocheteando, acabam, por se alojar profundamente em nossas consciências.

Nenhum comentário: