Mudança no perfil do telespectador e mudança de canal
MUDAMAIS
O perfil
do telespectador brasileiro está mudando e suas escolhas também. Nas duas
últimas Copas, a Globo, que sempre contou com a hegemonia da audiência, perdeu
quase metade de seus telespectadores. No jogo de abertura da Copa de 2006, na
Alemanha, a audiência da vênus platinada foi de 65,7 pontos. No primeiro jogo
da Copa de 2010, na África do Sul, caiu para 45,2 pontos. Já na estreia do
Brasil na Copa deste ano, a audiência da Globo foi de 37,5 pontos, de acordo
com a coluna 'Outro Canal', da Folha de S. Paulo.
De acordo com dados da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel,
nos últimos quatro anos, cerca de 30 milhões de brasileiros passaram a
ter acesso a canais pagos. Com o aumento de ofertas, a audiência da Copa nas
TVs por assinatura triplicou neste ano em relação ao mundial da África do Sul,
em 2010.
O fenômeno é reflexo da melhor distribuição de renda no país, que pulveriza os recursos
financeiros e permite a inclusão social e aumento do consumo, o que tem permitido
a mudança da conhecida pirâmide social que mantinha um grande número de
excluídos em baixo e, em cima, um ínfimo grupo de privilegiados.
Ainda assim, a grande maioria ainda assiste aos jogos da Copa pela TV aberta.
As alternativas são Globo e Band. No entanto, ter alternativas permitiu que o
número de telespectadores ligados nas TVs abertas caísse quando se compara a
Copa de 2010 com a atual: a proporção em 2010 era de 7,5 telespectadores das
TVs abertas para cada um das TVs por assinatura; hoje são 6,8 das TVs abertas
contra um das pagas.
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