terça-feira, 12 de novembro de 2013

Iara, a Nordeste de Lula, é outro 

megacampo do pré-sal. 

Veja o que FHC entregou

                                                                    
Fernando Brito                                                                      

iara

I12 de novembro de 2013 | 21:33

A Petrobras comunicou hoje a descoberta de petróleo médio-leve, de boa qualidade (28°API) no quinto poço perfurado desde que começou a prospectar o campo de Iara, a Nordeste do campo de Lula (ex-Tupi).
Todas as perfurações, que começaram em 2009, deram resultado positivo, com óleo semelhante e este último poço, chamado de Iara “Alto Ângulo”, como você vê na imagem, foi feito para dimensionar o polígono de exploração. Ao contrário dos demais, este poço tem parte de sua extensão na horizontal, para definir melhor os limites do reservatório rochoso.
E o que ele encontrou foi um horizonte de petróleo de 310 metros de extensão vertical, o que é muito. Equivale, por exemplo à espessura da coluna de rochas petrolíferas encontradas no poço descobridor de Libra.
A Petrobras não comenta, mas o resultado dos poços levanta a possibilidade de que Iara tenha um potencial maior do que o estimado anteriormente, entre 3 e 4 bilhões de barris. Há fortes possibilidades de que Iara seja cerca da metade do campo de Libra, o maior do mundo.
A área, porém, não vai ser explorada pelo regime de partilha. Foi licitada(CLIQUE AQUI) durante o Governo Fernando Henrique Cardoso e, ao menos, a Petrobras ficou com a maior parte (65%), a inglesa BG com 25% e a portuguesa Petrogal – aqui, agora, controlada pela chinesa Sinopec – com 10%.
Por Iara – que, repito, pode ser a metade de Libra – deu-se um lance de R$ 15 milhões, mil vezes menor que os R$ 15 bilhões de Libra.                                   
O que é nada, incrível, perto dos 20 a 25% menos que teremos do petróleo, que pagará royalties e participação especial, em lugar de royalties e partilha.
Esses eram os “gênios” que hoje deitam falação, dizendo que eles é que sabem fazer “leilão bão”.

Nenhum comentário: