quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aécio será enxotado de Minas?

Altamiro Borges                            Blog do Miro

                          
O jornal mineiro "Hoje em Dia" publicou nesta quinta-feira (23) uma pesquisa que deve causar uma baita ressaca em Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. A sondagem realizada pelo Instituto MDA aponta uma folgada vantagem do ministro Fernando Pimentel (PT) na disputa para o governo de Minas Gerais. Ele lidera com mais de 30% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o senador Clésio Andrade (PMDB). Os postulantes apoiados pelo governador Antonio Anastasia e por Aécio Neves, ambos do PSDB, têm desempenhos medíocres na pesquisa.

É certo que as eleições só ocorrerão em outubro de 2014 e que muito água ainda vai rolar por debaixo da ponte. Mas o cenário exibido pela pesquisa não deixa de ser preocupante para o tucano. Não é para menos que aumentam as especulações de que Aécio Neves ainda poderá desistir da sua postulação à Presidência da República. Para evitar que seja enxotado de Minas Gerais, ele cogitaria até disputar o governo estadual. Tudo depende do seu desempenho na corrida nacional - se ele cresce nas pesquisas e se consegue unir o PSDB, o que não é uma tarefa fácil.

A sondagem publicada no jornal "Hoje em Dia" indica que o longo reinado tucano em Minas Gerais corre sério risco. Nenhum dos nomes cogitados para dar continuidade ao "choque de indigestão" do PSDB empolgou os eleitores até agora. Nas simulações da pesquisa, o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) atingiu apenas 5% das intenções. Já o presidente estadual da legenda, deputado federal Marcus Pestana, soma 3,5% dos votos. Outro nome sondado, Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, conseguiu 2,1% dos votos. O instituto também sondou as chances de dois secretários estaduais tucanos - Renata Vilhena e Danilo de Castro -, mas o quadro é semelhante.

Um dado surpreendente da pesquisa é sobre a influência em Minas Gerais do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma: 50,6% dos entrevistados garantiram que votariam no candidato ao governo apoiado por ambos. Um índice superior aos 32,2% que afirmaram que votarão no postulante indicado pela dupla Aécio-Anastasia. A pesquisa tem um impacto semelhante ao de um bafômetro. A vida do cambaleante presidenciável tucano não está fácil.

Nenhum comentário: