Datafolha: Dilma tem 52%
dos votos válidos
e
Aécio, 48
Pela primeira vez neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente deAécio Neves (PSDB) em intenções de voto para a Presidência da República, mostra nova pesquisa Datafolha.
O levantamento, feito nesta segunda-feira (20), apresenta Dilma com 52% ante 48% de Aécio, na conta dos votos válidos (com o descarte de nulos, brancos e indecisos).
A seis dias da eleição, é um empate técnico no limite máximo da margem de erro do levantamento, que é dois pontos para mais ou para menos(Do AMgóes - segundo renomados estatísticos, a tal 'margem de erro' não se sustenta cientificamente, tratando-se de artifício circunstancial dos institutos de pesquisa para mascarar uma perspectiva que pareça adversa a seus interesses. Da margem de erro 'convencional', de 2% para cima/para baixo, nesta pesquisa o Datafolha estica para suposto 'pico' de 3% para justificar a falácia do 'empate técnico'. Com possível subida de Dilma no curso da semana e Aécio caindo numericamente, além de ascendente rejeição do tucano, na contramão de uma Dilma em baixa nesse item, bem assim a avaliação do governo - em ótimo/bom 42%, regular 37% e ruim/péssimo 20 -, Datafolha e Ibope poderão esticar a margem de erro à stratosfera até a véspera da eleição, visando a confundir o eleitor. Nesta quadra de informação 'supersônica, os institutos de opinião ainda trabalham com o nível de percepção das pessoas vigente décadas atrás).
De acordo com o Datafolha, nessa situação há maior probabilidade de que Dilma esteja à frente de Aécio[Do AMgóes 2 - Não é surreal? Numa disputa acirrada, tida como de decisão no 'photochart', eventual diferença de 4 pontos de um candidato em relação ao outro, ora em crescente rejeição, está além da tal 'margem de erro', muito menos configura 'ainda empate técnico'. Mas o 'magnânimo' Datafolha, do alto de sua 'generosidade', diz que 'há maior probabilidade' de Dilma estar à frente de Aécio...].
Nas duas rodadas anteriores do Datafolha neste segundo turno, o placar também era de empate técnico, mas sempre com o tucano numericamente à frente: 51% a 49% nas duas ocasiões.
Em votos totais, o resultado da atual pesquisa é Dilma 46% (antes era 43%), Aécio 43% (era 45%). Brancos e nulos somam 5% (ante 6% do levantamento anterior). Outros 6% dizem que não sabem em quem votar, mesmo patamar de antes.
GOVERNO DILMA
Um dos fatores que ajudam e explicar o desempenho de Dilma é a melhoria da avaliação de seu governo.
Segundo a pesquisa, 42% julgam a administração petista boa ou ótima, o melhor patamar desde junho de 2013. No mês das grandes manifestações de rua, a aprovação de Dilma despencou de 57% para 30%.
A avaliação negativa (soma dos que classificam o governo como ruim ou péssimo) está agora em 20%, o menor patamar desde novembro de 2013, quando registrou 17%. Outros 37% entendem que a administração é regular.
REJEIÇÃO E CONVICÇÃO
Também pela primeira vez, a rejeição a Aécio é numericamente maior que a rejeição ao nome de Dilma: 40% dos eleitores dizem que não votam no tucano "de jeito nenhum" (nas pesquisas anteriores, eram 34%, no dia 9, e 38%, no dia 15). Com a petista, a taxa oscilou para baixo, ficando em 39% (eram respectivamente 43% e 42%, nos dias 9 e 15 de outubro).
Em relação à taxa de convicção, 45% dos eleitores afirmam intenção de votar em Dilma "com certeza" (eram 42%), enquanto 41% respondem isso para Aécio (eram 42%).
Em relação à indecisão, há 18% que "talvez" possam votar no tucano, ante 15% para Dilma, mesmos patamares do levantamento anterior.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas nesta segunda. O nível de confiança do levantamento é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologias, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário