domingo, 16 de junho de 2013

POPULARIDADE DA DILMA 

 ESTÁ INABALADA                    

Os 51% do Datafalha equivalem a 55% dos votos válidos.
                               Conversa Afiada                                           
O ansioso blogueiro conseguiu localizar o profeta Tirésias em Tebas, onde, por enquanto, a Globo ainda não fomentou uma manifestação contra o aumento do preço do pepino.

– Profeta, como está a Presidenta Dilma, depois da queda vertiginosa no Datafalha ?

– Vamos supor que a queda tenha sido de 4 pontos…

– Calma, o Datafalha fala em oito mortíferos pontos …

– Prefiro trabalhar com quatro …

– Entendo, grande Profeta. Creio captar a secreta essência de sua sutil observação… Até porque a da CNT mostrou estabilidade.

– Mesmo sem considerar a da CNT. Não se esqueça de que o IBOPE – aqui conhecido como “Globope”, PHA – que o IBOPE está em campo até hoje, sábado.

– E vai captar a Primavera Árabe do PiG (*) …

– Exatamente.

– Vai ser um desastre para a Dilma.

– Quem disse ?

– Mas, se com aquele soluço da inflação do tomate foi um Deus nos acuda …

– O IBOPE pode até registrar algum soluço com essa inflação mais da mídia do que da realidade. Mas, veja: o Datafalha omitiu uma informação central, meu filho: a imagem pessoal da Presidenta, a figura dela como governanta está inabalada, preservadíssima !

– Com tomate, pepino, mensalão, o apagão que não houve … tudo ?

– Tudo ! Imagem estável, com avaliação lá no alto. E tem mais. Metade do pessoal que refluiu nessa pesquisa da Folha (**) volta para ela.

– O eleitor dela não está decepcionado com ela. É isso ?

– Exatamente. O que acontece na metade do primeiro mandato é um fenômeno cíclico, de regimes presidencialistas com mandatos presidenciais de quatro anos e eleição no meio do mandato.

– Como nos Estados Unidos …

– Parecido. Veja o que costuma acontecer: no meio do mandato reflui a paixão da lua-de-mel com o presidente eleito e as obras, as novas realizações ainda não se concretizaram.

– Mas, o PAC2 já gastou mais da metade do que precisa gastar até o ano que vem.

– Ainda assim. E quem sabe disso, além de você e da Miriam Belchior ?

– É verrrdadi, diria a Sabrina Sato.

– Ela vai mostrar tudo isso, imagino.

– Então, ela deve ir mais à televisão …

– É impressionante, meu filho. Ela vai para a televisão e no dia seguinte todos os termômetros mostram uma elevação da popularidade …

– É por isso que o PSDB quer aplicar nela uma lei da mordaça…

– Claro, eles também têm seus institutos de pesquisas.

– Mas, e essas mudanças que a Dilma tem feito no estômago da economia, os vespeiros em que ela ousou mexer …

– Por exemplo, meu filho …

– Redução dos juros. Redução das tarifas de energia. MP dos Portos. Ampliar os investimento sociais, mesmo debaixo de tiro. Bancar a Petrobras.

– Isso demora a ter expressão eleitoral.

– E as manifestações de rua atingem ela ? O Haddad acha que não.

– Tendo a concordar com o Haddad. É preciso ver como isso evoluiu. Que forças políticas subterrrâneas estão ali na rua. Que efeito eleitoral elas têm. Os jovens espanhóis fecharam a Plaza Mayor, em Madrid, durante meses antes da eleição e ganhou o candidato conservador …

– E ela ganha a eleição ?

– Sim !

– No primeiro turno ?

– Pode ser.

– Mas, a popularidade dela no Datafalha esbarra nos 51%.

– Em votos válidos, na maquininha de votar, os 51% do Datafolha equivalem a 55% dos votos válidos.

– Muito parecido com os 54% com que ela ganhou do Cerra.

– Você é quem diz …

– Por falar nele …

– Você foi quem invocou o nome dele. Eu prefiro não fazê-lo.

– Por que, Profeta ?

– Acredito nos movimentos do Mal, imateriais … Incomensuráveis num Datafolha, Ibope …

– Mas, e o Cerra: é candidato ?

– Candidato ou não, no PSDB ou em algum partido de aluguel, ele tem uma ambição tão forte quanto a de ser Presidente …

– Levar o Palmeiras para a Primeira Divisão.

– Destruir o Lula.

Pano rápido.

(Paulo Henrique Amorim)

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