sexta-feira, 21 de junho de 2013

Globo enfia a corrupção no Castelão. Não a da FIFA                                          


Luiz Carlos Azenha                                       VioMundo                     

Monitorei a Globo, a SporTV e a GloboNews nas horas que antecederam o jogo de anteontem, quarta, entre Brasil e México, em Fortaleza.

A GloboNews foi a mais generosa com os protestos que aconteceram do lado de fora do Castelão, envolvendo cerca de 15 mil pessoas. Com uma repórter falando por telefone, mostrou imagens distantes feitas a partir de um helicóptero. Basicamente, justificou a repressão policial, com menção a grupos isolados que teriam provocado conflito. Falou de um carro da Prefeitura que foi queimado (na verdade, da polícia).

Na SporTV, menção aos distúrbios sem imagens. Também houve a justificativa: os manifestantes teriam tentado passar pela barreira policial a partir da qual eram exigidos os ingressos.
Finalmente, na transmissão em si, Galvão Bueno falou dos protestos, que seriam causados pelo aumento das tarifas de ônibus, por gastos excessivos “em alguns estádios da Copa” e, obviamente, pela corrupção. Não mencionou se era a corrupção da FIFA.

Única imagem mostrada pela Globo, pelo menos no início da transmissão? Aparece abaixo**.
              
Mas, notem, a imagem abaixo, exibida pelo UOL, não apareceu na Globo.
             
Em resumo, a Globo fatura dinheiro (junto com a FIFA) com a Copa e fatura politicamente contra a Copa.
Para não estragar o espetáculo, Galvão mencionou no início da transmissão que estava tudo em ordem, enquanto a cena do lado de fora tinha sido esta:
              
PS do Viomundo: “Corrupção” é suficientemente vago para juntar todo mundo. Afinal, alguém já se disse pró-corrupção? A corrupção da Globo não é a da Privataria Tucana. É para juntar com “mensalão” na campanha eleitoral de 2014.

**PS2 do Viomundo: Como as imagens da Copa das Confederações são geradas pela FIFA, a pergunta é:#ogiganteacordou foi para o ar por um descuido da geradora, que proíbe manifestações em estádios? Ou foi uma câmera exclusiva da Globo que focou nos cartazes de #ogiganteacordou e o diretor estava instruído a colocá-la no ar?

Nenhum comentário: