quinta-feira, 12 de março de 2015


Nordeste supera Sudeste na 


produção de  grãos. Mas os 


nordestinos não eram


uns indolentes?


Fernando Brito                 
safra
Na previsão de safra anunciada nessa última terça(10) pelo IBGE, pela primeira vez na História o Nordeste brasileiro vai ficar à frente da região Sudeste na produção de grãos.
A Bahia, que tem na região Oeste (vizinha ao Piauí e ao Maranhão, onde também há forte cultivo) e na cidade de Barreiras a sua “capital da Soja” deixa para trás o Estado de São Paulo.
A seca influiu? Sim, mas também influi, e todo ano, nas lavouras nordestinas.
Mas o que houve mesmo foi um crescimento sensacional da produção nordestina.
Comparando à safra passada, enquanto o IBGE registava aumento  de 0,4% na região Norte,  de 5,1% na região Sudeste e de 7,0% na região Sul, no Nordeste este crescimento alcançou  20,4% !
Foram 18,9 milhões de toneladas, contra 7,3 milhões de toneladas na safra 2001/2002, um crescimento muito maior que a média nacional, na qual já foi imenso, com a dobra da safra.
“O Nordeste tem aquela visão otimista, ele não sabe ainda se vai colher, mas ele está plantando”, diz o gerente  da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi, à Agência Estado.
E é só o início, porque com programas de irrigação, isso pode ser muito maior.
Para os que chamam os nordestinos de indolentes, atrasados, “bovinos” está aí uma boa razão para ruminarem as besteiras que dizem.

Nenhum comentário: