terça-feira, 7 de julho de 2015

              Luis Nassif Onlineimagem de SILOÉ-RJ

E o 'day after' do impeachment?    

Montando os Atos Institucionais e a lista de cassações, Costa e Silva chamou o Ministro da Fazenda Delfim Netto e indagou o que ocorreria se incluísse na lista o banqueiro Walther Moreira Salles.
Delfim disse que 'nada de mais'. Haveria problemas com os bancos nova-iorquinos e europeus, sem dúvida. Também com a mídia norte-americana, já que Moreira Salles era amigo pessoal dos donos da CBS, do New York Times e do Washington Post. Fora isso, nada de mais.
******
A mesma coisa se sair o impeachment de Dilma. Pouca coisa mudará, com exceção das seguintes:
*** Do lado esquerdo, movimentos sociais, sindicatos e estudantes sairão às ruas protestando. Do lado direito, sairão os grupos vociferantes que dominaram as ruas nas últimas manifestações. Entre ambos, os inevitáveis black blocs e baderneiros em geral.
*** Para manter a ordem, governos estaduais darão um liberou geral para suas Polícias Militares. Dado o grau de exacerbação produzido pelo impeachment, as pancadarias de Curitiba parecerão bailes de debutantes perto do novo quadro.
*** A bandeira da anticorrupção será levantada em todos os rincões do país e se transformará em palavra de ordem. De nada adiantará Aécio Neves prometer blindagem para os políticos peemedebistas citados na Lava Jato.  Depois que Sérgio Moro provou o poder de um juiz de Primeira Instância – prendendo sem motivo aparente o presidente do maior grupo nacional – o exemplo se espalhará pelo país. Bastará o casamento de um juiz de primeira instância justiceiro com um procurador vingador para os mais poderosos se abalarem e os menos poderosos serem varridos do mapa.
*** Haverá uma caça às bruxas na qual grupos de extrema direita, a exemplo do antigo CCC (Comando de Caça aos Comunistas), sairão a campo para denunciar, prender e agredir os recalcitrantes. A enxurrada levará não apenas militantes petistas, mas quem ousar investir contra a onda.
*** Do outro lado, o sentimento de indignação e impotência poderá levar a atitudes radicais, como as que produziu o AI-5.
*** Lula não poderá sair sem escolta nas ruas. Mas Fernando Henrique Cardoso também não. O sentimento de ódio prevalecerá em todas as instâncias.
**  Em pouco tempo, os novos vitoriosos estarão se digladiando pelo botim. Eduardo          Cunha e Renan Calheiros brandirão o tacape do controle das bancadas. E os jornais      junto com o PSDB tentarão  carrear a vaga do denuncismo para o lado deles.
*** Pouco importa se a guerra quebrar grandes grupos, produzir estragos nos pequenos e médios, ampliar o desemprego e o descontrole. O que importa é o poder.
*** Quando o grau de fervura estiver insuportável, serão convocadas as Forças                 Armadas, para colocar um mínimo de ordem no caos produzido pela elite política.       Dependendo do grau de conflitos, há a possibilidade de se invocar a Lei de                   Segurança Nacional, com desdobramentos sobre a mídia e sobre as redes sociais. E,     se a bandeira anticorrupção estiver a pleno vapor ainda, não faltarão motivos para       estender a longa mão de Moro sobre outros presidenciáveis e outros partidos.
Fora isso, nada de mais ocorreria em caso de impeachment.
Daí porque o maior risco não é a possibilidade de um impeachment. Mas de Dilma jogar a toalha(e, pelo que se depreende de suas mais rcentes declarações, isso não vai ocorrer).

Nenhum comentário: