terça-feira, 21 de julho de 2015

                               

As cinco maiores mentiras do
Globo contra Lula em 2015
De Sardenberg a Merval, os truques do jornal para armar contra o ex-presidente...
Lula 0
As cinco piores mentiras do Globo contra Lula em 2015     
Como ainda tem gente que leva de boa fé as informações publicadas pelo jornal O Globo sobre Lula, recapitulamos aqui as cinco maiores armações do jornal contra o ex-presidente só no ano de 2015. Lembrando que ainda estamos em julho. E que a coluna do Merval Pereira é considerada hours concours. Entre os truques do jornal estão inventar declarações, ignorar explicações e tratar, anos depois, como secretos e escandalosos eventos públicos de que o próprio jornal noticiou.
5º lugar – Lula seria culpado pela crise na Grécia
O colunista do O Globo (e também do Estado de S. Paulo, G1, TV Globo, CBN, Globonews) Carlos Sardenberg criou a tese original de que a culpa da crise na Grécia é de Lula e Dilma, por causa de reuniões do atual primeiro-ministro Aléxis Tsipras quando era candidato.  A crise grega já tem 7 anos. Diante do fato dos Prêmios Nobel de Economia Paul Krugman e Joseph Stiglitz terem visões diferentes da que ele explicitava(em sua 'douta sabedoria') sobre a crise grega, Sardenberg(uma ratazana do esgoto 'global') reafirmou seu artigo e saiu-se com essa no Twitter (supomos que “Liila” deve ser “Lula”)
lula 1Lulaa 3
4º lugar – Os documentos internos do Itamaraty que o Globo transformou em 'secretos'
No dia 12 de junho, o Globo acusou , em manchete de primeira página, o Itamaraty de tentar burlar a lei para proteger Lula, por causa de um expediente interno(ainda não finalizado) sobre a reavaliação de documentos diplomáticos durante o mandato de Lula. O Itamaraty entregou os documentos à ÉpocaÉpoca e O Globo viram os documentos, que mostravam a atuação positiva de Lula em defesa de empresas brasileiras, e nada  publicaram a respeito. Afinal, como provavam que o trabalho de Lula era positivo para o Brasil, o Globo e a Época devem ter achado 'conveniente' sonegar a notícia a seus leitores. Veja o que dizem os documentos: http://www.institutolula.org/telegramas-do-itamaraty-veja-o-que-lula-fazia-em-suas-viagens-pelo-mundo
3º lugar – O Globo paga mico internacional e inventa que Lula teria “confessado” saber do mensalão para Mujica
A partir de uma declaração dada a jornalistas em um livro sobre Pepe Mujica, no qual o ex-presidente uruguaio menciona uma conversa que teve com Lula sobre as pressões e dificuldades de se administrar um país do tamanho do Brasil, o Globo no dia 5 de maio inventou uma manchete maluca de que Lula teria “confessado” sobre o mensalão para Pepe Mujica.
A mentira foi desmentida horas depois, primeiro pelo próprio autor do livro para o portal G1, também do grupo O Globo, depois em Montevidéu, no lançamento do livro, pelo próprio Mujica, que ainda afirmou em entrevista publicada ao Estado de S. Paulo que Lula foi seu modelo de governante.
A manchete maluca do Globo só foi levada a sério pelo senador Ronaldo Caiado, que está tentando convocar o ex-presidente do país vizinho a depor no Senado com base no jornal carioca.
Depois do caso o jornalista americano residente no Brasil Alex Cuadros tuitou que “De agora em diante irei observar uma quarentena de cinco dias antes de tuitar qualquer história do Globo sobre Lula”.
lula 2
Lula 4
Lula 5
2º Lugar – O voo secreto divulgado em release
Em 12 de abril de 2014, o Globo publicou matéria falando de um suposto “voo sigiloso” de Lula para Cuba, República Dominicana e Estados Unidos.
Deve ser a primeira viagem sigilosa divulgada por release na história. Ainda por cima acompanhada pela imprensa! Várias matérias dessa viagem foram publicadas publicada no site do Instituto Lula e na imprensa internacional.
A informação de que o voo seria sigiloso baseou-se em um documento interno da Líder Táxi Aéreo com o qual o Instituto Lula não tem relação alguma. O Instituto divulgou a viagem em release para toda a imprensa, inclusive O Globo. O vôo foi pago pela Odebrecht porque o ex-presidente fez uma palestra na República Dominicana. O jornal não acreditou.
Seguem dois jornais dominicanos de 2 de fevereiro de 2013 que provam a realização da palestra, que aconteceu no hotel El Embajador, no dia 1 de fevereiro, em Santo Domingo.
               Lula 6
Lula 7


1º lugar – Novo mico internacional do Globo: Lula “lobista” em Portugal e a reunião “secreta” que O Globo noticiou. O segundo líder internacional em 2 meses a desmentir o jornal.

O ex-presidente Lula sempre defendeu as empresas brasileiras e uma presença maior de todas elas também no exterior.
No domingo, dia 19 de julho, o Globo, com uma nova leva de documentos do Itamaraty sobre Lula após a presidência, inventa duas mentiras em uma mesma matéria para dizer que o ex-presidente faria lobby.
A primeira dizia que Lula teria feito lobby para a Odebrecht em Portugal, ao comentar com o primeiro-ministro português o interesse da empresa brasileira no processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF). O embaixador Mario Vilalva também estava presente.
Lula foi a Portugal participar das comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril de 2014. A viagem era pública. O encontro de Lula com o primeiro-ministro foi tão público que a foto usada pelo Globo para ilustrar a matéria, e creditada de forma incorreta, é do Instituto Lula.
O Instituto Lula confirmou a nota do embaixador que fala apenas de um comentário, mais nada. A posição do presidente de que as empresas brasileiras deveriam participar mais do processo de privatização em Portugal também era pública.
E o Instituto mostrou ao o Globo que o interesse da Odebrecht na privatização da EGF era tão público que inclusive já fora notícia desde outubro de 2013 em jornais portugueses(no 'link'):http://www.publico.pt/economia/noticia/odebrecht-interessada-na-privatizacao-da-egf-1608053.
A Odebrecht no final desistiu e não participou do leilão da empresa portuguesa.
E nessa segunda-feira(20), a matéria do Globo foi desmentida pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, asseverando à à imprensa portuguesa que Lula não interceder por nenhuma empresa brasileira (no 'link' abaixo).
Lula 8
Outra mentira, da mesma matéria, é de que Lula teria pedido ao BNDES uma reunião com o embaixador do Zimbábue no dia 3 de maio de 2012. A tal reunião foi um imenso seminário público na sede do BNDES, com TODOS os embaixadores africanos convidados e inclusive cobertura do jornal O Globo.
Se o repórter do jornal tivesse pesquisado nos arquivos do diário encontraria a matéria “Lula aparece de bengala em evento na sede do BNDES no Rio”, do jornalista Cássio Bruno, exatamente dia 3 de maio de 2012. Era o primeiro evento público do ex-presidente após se recuperar de um câncer na laringe.
O jornal registrou algumas das respostas da assessoria em matéria separada do texto principal, a primeira a ser distribuída online, onde não inclui as respostas que desmontam a farsa do Globo.
Matéria do Globo em 2012 sobre evento que o jornal agora diz ter sido 'secreto':
Lula 9

Um comentário:

João Luiz Pereira Tavares disse...


=====================
A Verdadeira Maga Patolójika
=====================
CLARO! Mas é claro que se está comendo menos em 2016, mas isso é devido a Maga Patolójika, que interferiu na Economia de maneira AMADORA, desde 2011. ¿O que se poderia esperar da Maga Patolójika?? A bruxa de Disney?…
Vejamos:

=======================
A Maga-Patológica do Brasil
=======================

Enquanto TEMER foi a Chapecó (cidade catarinense) homenageando o atual, -- que foi o time de futebol morto -- o Chapecoense, e pessoal da Comunicação (jornalistas mortos no vôo para Colômbia, Medellín), 2 picaretas foram, por outro lado, para lugar diferente: foram ao atraso da ilha de Cuba para HOMENAGEAR apenas 1 DITADOR -- o Fidel Castro morto. Esses 2 PICARETAS são o BOQUIRROTO engana-trouxa cujo nome é Lula & a DÉBIL-MENTAL Maga-Patológica Dilma Rousseff. Todos 2 foram a CUBA.
A débil-mental (déficit cognitivo) está assim: com olho de peixe-morto e aquele sapatinho típico de Maga. Está lembrando os anos 60. Essa mulherzinha de sapato de Maga-Patológica se fixou nos anos 60.