sexta-feira, 19 de junho de 2015

‘REPÚBLICA LAVA JATO’ PODE QUEBRAR O PAÍS   

:

Com as prisões de hoje, a Operação 'Lava Jato' não entrou em sua 14ª fase, como foi anunciado em Curitiba.      Entrou numa etapa em que uma ação judicial ultrapassa a fronteira do que é  legítimo  e razoável para  assumir a fisionomia  de uma operação abertamente política,   capaz  de  destruir  parcelas  ainda  saudáveis  da economia, agravando  todos os sacrifícios que tem sido feitos — e serão feitos — pela população nos próximos meses.     As prisões  e  mandados criam uma situação desnecessária de incerteza e insegurança num país  que  quer trabalhar  em paz, progredir e construir uma vida melhor.

(...) A partir de hoje a Lava Jato tornou-se definitivamente uma ameaça a ordem pública (...)   Marcelo Odebrecht, herdeiro e principal executivo do grupo do mesmo nome, e Otavio Azevedo, principal executivo da Andrade Gutierrez, não têm importância apenas como pessoas físicas, que devem ser respeitadas em seus direitos e garantias. Também tem importância como pessoas jurídicas. Por mais que executivos que dirigem grandes empresas possam ser acusados de cometer toda série de atos ilícitos que marcam a política brasileira — atos que devem ser investigados e punidos de forma responsável e isenta — as companhias fazem parte da história do país. Ajudaram a construir a sétima economia do mundo. Respondem por centenas de milhares de empregos. Estão presentes em mercados importantes da economia global. Sua prisão é um péssimo sinal interno e externo. Ajuda a enfraquecer o país e pode contribuir, especialmente, para piorar as condições de vida da população. 
As prisões ocorrem dias depois que, num recorde de descontração, um delegado da Polícia Federal afirmou que "muito provavelmente" o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma investigação. Assim, como hipótese.  
Impossível deixar de associar as prisões desta sexta-feira à campanha da força tarefa do Ministério Público, com o indispensável respaldo do juiz Sergio Moro, para impedir que o país encontre uma saída racional para a crise aberta pelas denúncias da Lava Jato. 
Estamos falando dos acordos de leniência,que representam uma solução lúcida para a situação de ruína em que várias empresas se encontram. O que se pretende, basicamente, é assegurar a punição de quem for considerado culpado de crimes de corrupção, mas preservar o patrimônio das empresas. Não é uma invenção brasileira. Foi empregada na Alemanha, quando se investigaram as denúncias recentes contra a Siemens — que só não foram investigadas no Brasil, embora não faltassem indícios imensos em vários governos estaduais. Também foi empregado nos Estados Unidos. Na reconstrução alemã, após o pesadelo nazista, os dirigentes de empresas foram julgados e condenados. As companhias foram poupadas. Isso explica, por exemplo, por que a Volkswagen, nascida de uma campanha de Adolf Hitler para construção de um carro popular, pode ser preservada.
Enquanto o MP tenta impedir os acordos que poderiam trazer um alívio ao ambiente político e econômico do país, as prisões desta sexta se destinam a montar "um quadro completo da corrupção" e assim por diante. O espetáculo precisa continuar porque os procuradores acham que "só assim a população poderá separar o joio do trigo" e "refundar nossa República." Não são guardiões da Constituição. Tornaram-se ideológos, doutrinadores, reformadores sociais sem mandato. E maus professores, além de tudo.
Detalhe sutil: as prisões desta sexta(19) ocorrem quando faltam poucos dias para o recesso do Judiciário, o que sempre dificulta o trâmite de recursos para a soltura de prisioneiros. Embora seus advogados possam entrar com recursos e pedidos de habeas corpus, os pedidos terão um longo caminho a percorrer entre tribunais intermediários antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal. É claro que o ministro Teori Zavaski, relator do caso no STF, tem o direito de intervir a qualquer momento, atravessando o percurso no meio. Tem poderes para isso. Até agora, não agiu dessa forma. Aguardou pacientemente que o caso chegasse a sua mesa para só então se manifestar.
Nós já sabíamos que o modelo de trabalho de Sergio Moro, o juiz que comanda a Operação Lava Jato, é a 'Operação Mãos Limpas' — aquela que entregou a Itália ao 'bunga-bunga' Sylvio Berlusconi e transformou uma das glórias culturais e políticas da humanidade num reino de segunda classe, dependente e subordinado às potências vizinhas, a começar pela Alemanha de Angela Merkel.

Nenhum comentário: