quinta-feira, 25 de junho de 2015

Luis Nassif Online  imagem de SILOÉ-RJ

Folha liga  a Lula  ex-diretor da

Odebrecht que ficou no cargo

durante mandatos  de FHC

Jornal GGN - Dos quatro detidos na 14ª fase da Operação, na última sexta-feira (19), três executivos ligados às empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez foram liberados, depois que o prazo de cinco dias da prisão temporária venceu. O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, teve a temporária convertida em preventiva, por ordem do juiz Sergio Moro. 

Ao noticiar o fato, a Folha de S. Paulo preferiu manchetar: "Ex-diretor ligado a Lula continuará preso, decide juiz". O que se afirma no título não é explicado na própria reportagem. Apesar de indicar que Alexandrino é citado como "um dos principais elos da empresa com políticos", a referência ao ex-presidente não é mencionada no conteúdo do texto. 

O objetivo de manter o executivo preso é apurar a acusação feita por Paulo Roberto Costa de pagamento de propinas de US$ 30 milhões, nos últimos anos pela Braskem, ao ex-diretor da Petrobras e ao ex-presidente do PP, José Janene.

Segundo crítica no Brasil 247, Alexandrino esteve no grupo Odebrecht durante todo o governo de Fernando Henrique Cardoso, intermediando negociações, como a criação da Braskem, empresa resultante da fusão entre os ativos petroquímicos da Odebrech e da Petrobras. 

"Surgida na era tucana, a Braskem, segundo muitos analistas, foi decisiva para evitar a bancarrota do grupo Odebrecht, que é também um dos principais contratantes de palestras do ex-presidente Fernando Henrique e também financiador do iFHC", publicou o Brasil 247. "Nem por isso, no entanto, Alexandrino é apresentado pela Folha como 'ex-diretor ligado a FHC'", completa.

Da Folha de S. Paulo

Ex-diretor ligado a Lula continuará preso, decide juiz

Para Moro, Alexandrino de Alencar, executivo que era da Odebrecht, tinha 'papel relevante' no esquema

Em despacho, juiz chamou de 'inusitado e parcial' o comunicado feito pela empreiteira em jornais do país

O ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Salles de Alencar, um dos principais elos da empresa com políticos, seguirá preso por tempo indeterminado. A decisão é do juiz federal Sergio Moro, que converteu a prisão de temporária em preventiva nessa quarta (24).

O juiz aproveitou para defender as prisões decretadas na última fase da Lava Jato, criticando o "inusitado e parcial comunicado" que a Odebrecht fez nos principais jornais do país na segunda (22).

No texto, a empresa nega estar envolvida em cartel, corrupção e fraude a licitação em obras da Petrobras e diz que as prisões foram uma "afronta aos princípios mais básicos do Estado de Direito", pois se baseariam em equívocos de interpretação (...).


Nenhum comentário: