quarta-feira, 13 de maio de 2015

Em   2015,   safra

do Nordeste deve superar  Sudeste


                                      Luis Nassif Online imagem de Lionel Rupaud

 

Jornal GGN – Este ano, a safra do Nordeste do País deve crescer 20% na comparação com o ano passado, de acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho gera um fato inédito na história da pesquisa, realizada desde 1974: a região Nordeste deve ultrapassar a produção do Sudeste.
A alta na safra é impulsionada pela produção de soja, milho de primeira safra e feijão, principalmente na Bahia, Piauí e Maranhão. A produção de soja deve chegar a 8,5 milhões de toneladas, um aumento de 28% em relação ao ano passado. Do montante a mais, 1,3 milhão de toneladas virá apenas da Bahia.
O acréscimo na produção do milho será de 1,1 milhão de tonelada e o total de 2015 deve chegar a 5,9 milhões de toneladas. "Enquanto isso, no Sudeste, a evolução foi muito pequena. Os preços da terra estão altos, e o espaço já é muito urbanizado. Então, há uma migração natural da agricultura", disse para o Estadão Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.
O aumento de produção no sudeste será de apenas 2,3% na comparação com 2014. O movimento migratório da produção é semelhante ao que se observou do Sul para o Centro-Oeste em anos anteriores.
O IBGE estima que a safra total do ano chegue a 201 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 4,2% na comparação com o ano passado. Vale observar que esse estudo é de abril e as estimativas foram ajustadas 0,6% pra cima na comparação com a edição de março.
Com informações do Estadão

Nenhum comentário: