Sobre os "blogueiros
sujos"
ou
"progressistas"
(Luis Nassif)

O grupo conhecido como “blogueiros sujos” ou “blogueiros progressistas” formou-se no início de 2010 e terminou em fins de 2010. Tinha em comum um ponto apenas: impedir que, com a eleição de José Serra, a democracia brasileira sofresse um retrocesso histórico.
Após as eleições, houve um evento final. Na minha fala, deixei claro:
- Foi uma batalha inesquecível que cada um de nós levará para sempre na lembrança.
- A batalha deixou inúmeras crias relevantes, como a disseminação da blogosfera e a organização de parte dela para a grande batalha da comunicação.
- Terminada a batalha, o grande desafio será aprendermos a conviver civilizadamente com nossas diferenças.
Há um ponto em comum entre os blogueiros – a defesa da democracia – e diferenças claras na maneira de ver a economia, de ser mais militante ou mais jornalista, de fazer jornalismo de guerra ou de análise.
Cada qual tem sua individualidade, suas convicções e suas batalhas. Alguns defendem a estatização em todos os níveis; eu defendo um Estado forte que saiba articular o capital privado. Alguns interpretam a política como uma guerra de vida ou morte; eu defendo a importância de uma oposição que se civilize e seja alternativa de poder, como peça central do esvaziamento golpista.
Em suma, há divergências democráticas relevantes e a ideia de um grupo homogêneo é incômoda por várias razões.
A primeira, por não refletir a realidade dos fatos.
A segunda, por dar o (falso) direito a militantes de patrulhar o pensamento de cada um. “Se faz parte dos blogueiros progressistas, como pode fazer tal crítica?”, é um argumento recorrente.
Então, que fique claro: não faço parte dos “blogueiros progressistas”, dos “blogueiros sujos”, não integro o Barão de Itararé nem qualquer outro entidade partidária.
E não recuso uma boa rodada de cerveja onde recordamos a grande batalha épica de 2010.
Comentários
"Sujo'(na visão do Serra...
sab, 08/11/2014 - 17:47
"Sujo'(na visão do Serra 'et caterva'), 'progressista', 'esquerdista', 'marxista', 'bolivarianista', tanto faz. Reproduzo de segunda a domingo 'posts' dos renomados ditos cujos, acima referidos, e outros da 'blogosfera', sob eventuais subsídios de minha lavra, bem assim textos pertinentes, pinçados a fórceps nos veículos do PiG(Jânio de Freitas, entre eles). Sigo exercendo a microscópica tarefa que me cabe, aos 72 anos e 54 de ativismo político, sindical e militância em movimentos sociais, nos limites de um universo 'virtual' que, ao cabo de 20 meses(para meu espanto) está por pouco dos 1000 mil acessos diários, segundo as estatísticas das redes em que compartilho o 'AMGóes'. Afinal, notórios ou obscuros(meu caso), situamo-nos todos no mesmo diapasão de resistência democrática, concretamente 'iguais' em nossas acidentais 'diferenças'. E vamos que vamos, ilustre Nassif!
O nome da rosa - o infinito poder das palavras
sab, 08/11/2014 - 16:49
Prezado Nassif,
Se defendes a democracia em contraposição a uma mídia oligopolizada e direcionada pelo capital financeiro e seus interesses, sinto muito informá-lo, mas, apesar de sua inconformidade, efetivamente és um blogueiro sujo, pelo menos até o momento e a partir da efetividade de sua apaixonada declaração de intenções.
É que, a denominação blogueiros sujos, não cabe mais, nos estreitos limites da referida associação de 2010, pois se tornou de domínio público e se transformou em significado e significante, como campo de atuação.
Diferentemente de alguns rótulos, de caráter atrelado a economia, esta denominação, de blogueiros sujos, desvincula-se deste conceito, pois apenas sinaliza um campo de atuação de pessoas ou grupos que privilegiam os aspectos relativos à liberdade de expressão, e é aberto a todas as linhas de pensamento, desde que respeitado o direito democrático à opinião e à diversidade, isto dentro do espectro amplo dos direitos humanos.
Certamente cometes o pecado da soberba.
A denominação “blogueiros sujos”, em sua acepção hodierna, não mais se refere ao grupo que se reuniu em 2010, e que se destinava, apenas, a denominar um conjunto específico com determinadas pessoas e com um determinado objetivo, em termos gerais, o de se contrapor a forças totalitárias e anti-democráticas que buscavam a tomada do poder através de meios repressivos e do controle e cerceamento da liberdade de expressão. Grupo este, que, diga-se de passagem, se exauriu enquanto associação, segundo afirmado por você, um de seus integrantes.
A expressão hoje corrente, de “blogueiros sujos”, significa não somente um espaço de independência perante a grande mídia (dos conglomerados econômicos que dominam os meios de comunicação) mas também perante a mídia governista, o que, por si só, já seria formidável, mas, observe atentamente, representa mais, é um local onde se constroem alternativas, onde se divulgam cases de construção humana coletiva, enfim, meios para a emancipação dos homens em meio a sua trajetória terrena (ainda que única ou, ainda que passageira).
Portanto, a redução que propões não se afigura possível, pois diversa da realidade e com esta incompatível.
Melhor, a própria declaração de independência, ora proferida, é exatamente um dos pontos que permitem qualifica-lo, isso, qualifica-lo, como um autêntico blogueiro sujo.
Cabe, neste espaço, a expressão bem humorada –“ só lamento, mas és um blogueiro sujo”...(obs: o só lamento não é pela qualidade da inclusão no referido campo, mas pela inconformidade e resistência do referido blogueiro em ter reconhecida sua participação democrática, o que, deve-se a um mero equívoco de percepção acerca do real alcance das palavras em um contexto em contínua evolução).
*O Nome da Rosa – Livro de Umberto Eco. A expressão, o nome da rosa, foi usada durante a Idade Média, significando o infinito poder das palavras.
Socialista Democrata .
sab, 08/11/2014 - 16:47 Jorge Eliezer Maure
Leio os blogs progressistas muito mais por ter lá a chance de ver pontos de vista diferentes e mais próximos da sensatez , comparado ao que ecoa na mídia tradicional , do que pelo fato de serem de esquerda . Eu mesmo não me considero comunista . Dia desses meu filho , agora iniciando sua vida no entendimento de questões políticas , já que votou pela primeira vez , percebendo minha frequência nestes blogs me perguntou se eu era comunista . Minha resposta :
Considero-me um socialista democrata , que aceita a economia de mercado com regulação do governo (pra não virar baderna nas mãos dos famintos por dinheiro ) e acredito num forte setor público que garanta o estado social mínimo para o bem estar das pessoas mais pobres .
Mas nada , absolutamente nada a ver com PSDB , porque , com todo respeito , não vejo nada de socialismo e muito menos democrata no que eles fazem e pregam . Este momento atual que vivemos mostra isso com uma clareza ímpar .
De qqr modo sou absolutamente fã dos blogueiros pois sem eles estariamos totalmente a mercê do lugar comum e sem alternativas da mídia de direita. Dou graças a Deus por sua existência .
(E mais 51 comentários no http://www.jornalggn.com.br/noticia/sobre-os-blogueiros-sujos-ou-progressistas#comment-502061)
Nenhum comentário:
Postar um comentário