sábado, 22 de novembro de 2014

PSDB  diz que  governo  pode  pagar 

empresas, cortando ‘gastos’( salários 

dos   servidores,   Bolsa-Família   etc)

Fernando Brito                       
orcamento
O PSDB soltou nota, nessa quinta-feira(20) protestando contra o fato de o Governo dizer que, sem a aprovação das mudanças na Lei Orçamentária, terá de cortar investimentos.
Isso significa, claro, adiar o pagamento para as empreiteiras que fazem as obras  que correspondem a estes investimentos.
Diz a nota do partido:
“É inaceitável a chantagem feita pelo governo federal ao atrelar o pagamento das dívidas com as empresas que fazem obras públicas ao apoio ao projeto de lei que modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias e, por consequência, acaba com a meta de superávit primário, um dos pilares do Plano Real.”                                                                          
Ora, o governo pode cumprir a meta orçamentária se, como tantos outros já fizeram,  parar de pagar “as empresas que fazem obras públicas”. Qualquer criança sabe que isso aconteceu – e acontece – em uma montanha de obras nos Estados e nas Prefeituras.
A única diferença é que o Governo Federal está dizendo o que vai fazer para cortar despesas se não houver folga no orçamento para pagar.
Porque a outra coisa que poderia ser cortada seria o pagamento dos juros e da rolagem da dívida pública. E todo mundo pode imaginar as consequências disso, não é? Se não puder, procure saber o que aconteceu com a Argentina que fez isso por acordo com quase todos os credores. Bastou meia dúzia de espertalhões, os fundos-abutre, comprarem os títulos para um juizinho de bairro em Nova York arrestar o dinheiro argentino, por tamanha heresia.
A nota do PSDB fala em “irresponsabilidade fiscal”. Seria útil, sobre isso, transcrever um trecho da carta pública(AQUI) do economista Theotônio dos Santos a Fernando Henrique Cardoso, quando ele veio com esta história, em 2010:
“Segundo você, o seu governo foi um exemplo de rigor fiscal. Meu Deus: um governo que elevou a dívida pública do Brasil de uns 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares quando entregou o governo ao Lula, oito anos depois, é um exemplo de rigor fiscal? Gostaria de saber que economista poderia sustentar esta tese. Isto é um dos casos mais sérios de irresponsabilidade fiscal em toda a história da humanidade.”                                                                      
Que amnésia é essa que os faz esquecer que, até o mês passado, o maior projeto econômico do PSDB era colocar na Fazenda Armínio Fraga, que elevou a taxa de juros  a 45%, o quádruplo do que é hoje?
Os tucanos dizem que “se o governo quiser, tem como pagar seus credores. Basta priorizar os gastos e governar pensando no bem da população”.
Mas, ora, se o governo tem de cortar despesas para poder ter uma “sobra”  – o superavit fiscal – para pagar os juros, onde irá cortar?
Dos vencimentos dos servidores? Do bolsa-família?
A economia, todos sabem, teve um mau ano: crise na Europa, esfriamento da economia chinesa, problemas no grande parceiro brasileiro que é a a Argentina, seca inclemente se refletindo no preço dos alimentos e da energia e, sobretudo, uma implacável sabotagem econômica feita de olho nas eleições.
O que houve de diferente nesta do que ocorreu em outras crises?
Não se atirou a conta sobre o povão na forma de desemprego e de arrocho salarial, muito menos na queda dos padrões – já baixos – do serviço público.
Ninguém vai ficar sem receber, fiquem tranquilos os senhores tucanos tão prestimosos em acorrer ao desejo dos empreiteiros, a exigir que o governo lhes pague, “priorizando” suas contas às outras, de muito maior impacto social.
Até porque o que o Governo pretende – e vocês não dizem – é que seja abatida da meta de superávit aquilo que foi pago justamente a estas empresas pelas obras do PAC e a delas e de outras se deixou de recolher com a redução de impostos, as chamadas isenções fiscais.
Fiquem tranquilos os senhores tucanos que, em matéria de desastre econômico, ninguém lhes toma o troféu.

Nenhum comentário: