domingo, 27 de julho de 2014


Ibope: Dilma teria hoje


62% dos votos válidos


na Bahia

Miguel do Rosário     
                                           
BAHIA_IBOPE_21JUL2014
Segundo dados do TSE, atualizados em junho deste ano, a Bahia tem o quarto maior colégio eleitoral do país, com 10 milhões de eleitores, ou 7% do total nacional.
A presidenta apresenta números bastante favoráveis na Bahia. Eu separei alguns gráficos da última pesquisa eleitoral do Ibope no estado, realizada entre os dias 19 e 21 de julho deste ano.
O primeiro está no início do post, com as intenções estimuladas de voto. Dilma tem liderança folgada, com 48% dos votos. Contando os nanicos, isso significa 62% dos votos válidos. Considerando apenas os quatro primeiros colocados (Dilma, Aécio, Campos e Pastor Everaldo), visto que os nanicos tendem a emagrecer após o horário eleitoral, as intenções de voto em Dilma chegam a 84% dos votos válidos na Bahia.
Dilma tem uma boa aprovação na Bahia, sobretudo entre os mais pobres, segmento no qual ela é aprovada por 67% e desaprovada por apenas 24%
O estado é mais um lugar nordestino onde Eduardo Campos, pese a sua alta aprovação em Pernambuco, não decolou. Ele tem somente 8% na Bahia.
Dilma também tem um forte apoio entre o público mais velho, certamente com mais memória sobre o pesadelo neoliberal que o país viveu nos anos 90. Mas o saldo entre os jovens também é bastante positivo.
Ela só encontra problemas junto ao eleitorado com curso superior: neste segmento, ela tem saldo negativo de aprovação na Bahia: 52% a desaprovam, contra 38% que aprovam.

Nenhum comentário: