sexta-feira, 10 de julho de 2015

                                               Fernando Brito

Imbecis  reagem  à  foto  do  crucifixo 


dado por Morales. E se fosse presente 


do Papa para Stálin?                            


                 evoeopapa
O rebuliço que – dizem AQUI – causou a foto de Evo Morales ofertando ao Papa um crucifixo estilizado com uma foice e um martelo, obra de um artista que se  inspirou num padre ligado a grupos revolucionários, assassinado na Bolívia nos anos 80, é de uma imbecilidade sem par.
O padre morto, um espanhol que vivia há 20 anos na Bolívia chamava-se Luis Espinal, “el jesuita al que dieron 12 tiros “por decir verdades” , segundo matéria do serviço(AQUI)em espanhol da BBC. Não, BBC não é Britanic Bolivarian Comunist, não.
Basta, para medir a tolice das reações hostis,  imaginar uma cena semelhante, com o mesmo objeto sendo presentado por um papa a Josef Stálin.
É possível que o bigodudo ficasse bufando de ódio ao ver foice e martelo encimados pela figura de Cristo.
É isso que queriam de Francisco, uma reação “stalinista”?
Quem sabe, odiar aquele índio atrevido?
Ou que agisse como certos chefes da Igreja, que só faltaram excomungar Leonardo Boff?
O curioso é que esta turma, quando é com símbolos de outras religiões, acha que vale tudo, chutar alguidar com farofa dos umbandistas, proibir o véu ritual dos muçulmanos ou estampar Maomé de bunda de fora, de quatro ao chão.
Estranho respeito este, não é?
Tolerância e compreensão são atitudes humanas, não reações dos animais, porque exigem algo que só humano é, ou deveria ser: inteligência.
Meu velho avô era ateu ou agnóstico – nem eu nem ele sabíamos, pois jamais se discutia isso – e detestava padres. Minha avó era católica, com seus tempos de carola, até. Viveram bem durante 56 anos anos assim, talvez porque ambos fossem pessoas de coração limpo de ódio.
Meu avô, porém, tinha seu ícone religioso: uma imagem de Nossa Senhora, esculpida em madeira, que ele restaurou depois de meio destruída num incêndio.
Aquelas mãos que não se erguiam ou se uniam  para rezar fizeram nela seu ato de fé em algo maior do que qualquer imagem: o do amor humano cuidando de fazer o bem, muito maior do que o símbolo em que se o fazia..
Mas isso os energúmenos que usam a fé –  que não praticam – como forma de plantar o ódio não são capazes de entender.
Não usam a foice para ceifar a messe, nem o martelo para construir, nem Cristo para proclamar a igualdade fraterna dos homens.

LEIA AGORA A NOTÍCIA DO portal Resultado de imagem para Imagem da logo do BBC Brasil 

Crucifixo com foice e martelo dado por Evo a Papa causa 'racha' na internet

Presente dividiu internautas entre os que consideraram o objeto pertinente, dada a homenagem que Francisco fizera a seu suposto autor, e os que avaliaram o gesto como 'blasfêmia'...

Presidente boliviano, Evo Morales, presenteou o Papa Francisco com um crucifixo de madeira com formato da cruz e machado, símbolo comunista da união de operários com camponeses, em La Paz, nesta quinta (9) (Foto: Osservatore Romano/Reuters)Crucifixo em forma de foice e martelo, símbolos do comunismo, garantiu a Evo Morales um salto para o quinto lugar nos trending topics (Foto: Osservatore Romano/Reuters)
A cruz em forma de martelo e foice entregue nesta quinta-feira ao Papa Francisco por Evo Morales, presidente da Bolívia, seria uma reprodução do objeto criado pelo jesuíta espanhol Espinal, morto em 1980 por paramilitares contrários às suas lutas sociais.
A imagem se espalhou pelas redes sociais como um furacão e dividiu internautas entre os que consideraram o presente pertinente, dada a homenagem que Francisco fizera na véspera ao colega jesuíta Espinal, e os que avaliaram o gesto como "blasfêmia" ou falta de respeito.
O papa também presenteou o presidente boliviano: suas escolhas foram um mosaico que reproduz um ícone bizantino de virgem Maria com o Menino Jesus e uma cópia da encíclica "Laudato se" ("Louvado seja"), em que discorre sobre ecologia.
Na chegada ao país, na tarde desta quarta-feira, o pontífice elogiou a política boliviana e disse que o país "integra os diferentes" e "faz dessa integração um novo fator de desenvolvimento". Em clima de cordialidade, Evo, por sua vez, referiu-se a Francisco como "amigo Papa".
A visita é parte da viagem do papa à América do Sul - ele já passou pelo Equador e termina a visita no Paraguai.
Tiroteio

O crucifixo em forma de foice e martelo, símbolos do comunismo, garantiu a Evo Morales um salto para o quinto lugar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil.

Veja nove opiniões distintas no Twitter sobre o objeto tão polêmico:
@samjovana: "Melhor só se fosse tudo vintage que o Evo comprou num brechó muito charmoso em Perdizes"
@lucas_ed: "Sabe qual o problema da cruz do Evo Morales? Ela é feia. No Vale do Jequitinhonha os artesãos populares fazem "cruzes comunistas" bem bonitas!"
@KarinFaice: "Pensando no assunto, se a gente considerar o quanto o comunismo perseguiu, matou e silenciou cristãos, o presente do Evo foi bem adequado"
@andersonpedrini: "Todo mundo falando do presente de Evo Morales ao Papa, mas esquecem de falar da importância da visita junto aos movimentos sociais"
@MichelArbache: "Repartir o pão - máxima comunista do primeiro grande comunista. Por que então tanta polêmica do presente que Evo Morales ofereceu ao papa?"
@EduPavao: "Não me parece fora de propósito juntar o símbolo da opressão comunista ao símbolo da opressão religiosa. Evo escreveu certo por linhas tortas"
@arrudavic: "Presente totalmente absurdo e ofensivo que Evo Morales deu ao papa. Mas não tenhamos pena do constrangimento do papa e sim dos comunistas"
@StefanoArroque: "Evo Morales mitando, pra variar"
@_oliveira_cesar: "O Papa foi muito educado de receber presente desse do Evo Morales. Mau gosto do mais alto nível"

Nenhum comentário: