Dilma desqualifica denúncia sobre fraude na CPI
da
Petrobras

Perguntada sobre a eventual participação de assessores do Planalto na elaboração das perguntas, Dilma disse que a estatal é especialista no assunto e não precisa de auxílio sobre o tema. “O Palácio do Planalto não é expert em petróleo e gás. O expert em petróleo e gás é a Petrobras. Queria que você [jornalista] me dissesse quem elabora perguntas de petróleo e gás para a oposição. (...) Acho estarrecedor que seja necessário alguém de fora da Petrobras formular perguntas para eles [diretores]”, respondeu a presidente, após participar de sabatina da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Em nota, a Petrobras negou que tenha recebido perguntas de parlamentares do PT e explicou que oferece assessoria técnica (media training) aos diretores que tinham potencial para prestar esclarecimentos à CPI. As perguntas foram formuladas com base no Plano de Trabalho da comissão. Esse documento é público e foi divulgado no site do Senado em duas datas, segundo a assessoria da Petrobras.
Apesar disso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), afirmou que irá instalar uma sindicância para apurar o possível repasse de perguntas da CPI para dirigentes da Petrobras. A oposição ao governo Dilma, que sabotou os trabalhos da CPI, explora o assunto pedindo a anulação dos depoimentos já colhidos e cobrando investigação por parte da Procuradoria-Geral da República, entre outras ações.
Dilma, nesta quarta, também foi questionada sobre a possibilidade de o Tribunal de Contas da União (TCU) rever a decisão sobre o caso da compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e pedir o bloqueio dos bens da presidenta da Petrobras, Graça Foster.
“Você [jornalista] já julgou? Acho que, se não houve julgamento, não há constrangimento nenhum. Peço para não me fazer uma pergunta sobre julgamento que não aconteceu”,respondeu, um pouco irritada.
Com informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário