quinta-feira, 26 de março de 2015


FHC, o marechal tucano, dá

o comando: sangrem Dilma 

para matar Lula!

Fernando Brito                             
              generalfhc
A entrevista de Fernando Henrique Cardoso à Folha(AQUI) – acho que a milésima que ele concede no mês – tem uma diferença das outras 999.
Lá no final, ainda que com a hipocrisia, o velho tributo do vício à virtude, ele abre seu pensamento:
“(…)vou dizer uma coisa arriscada: o Lula perde hoje. Hoje [se Dilma cai e fazem novas eleições], o Lula perde. Mas eu não penso eleitoralmente. Não vou dizer: ‘Então vamos fazer o impeachment porque o Aécio [Neves] ganha, o Geraldo [Alckmin] ganha, ou eu ganho‘. Tem que pensar o país. Não estou dizendo que nunca vai se chegar a tal ponto [do impeachment]. Não sei.”
Todo o resto da entrevista, da qual falo adiante,  segue um roteiro, mas neste momento FHC teve um um arroubo de sinceridade, deixa sair  – negando – a verdade.
Esta é a “conta” que sua mente faz: como chegar às eleições com um quadro que dê vantagem eleitoral aos tucanos e – de pasmar! – até a uma possível reencarnação do faraó das privatizações.
Todo o restante é a construção do cenário que deseja: uma Dilma fraca, uma coitada, pagando pelos erros de Lula – o alvo real – que vai de muletas até o fim do mandato, conduzida pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
O primeiro psicanalista que você encontrar na esquina dirá, lendo a entrevista, que Fernando Henrique transpõe o passado para o presente e o enxerga como uma repetição do que se passou em seu segundo mandato, onde o papel de Levy era desempenhado pelo presidente do Banco Central, Armínio Fraga.
Afora o ato falho de citar-se como candidato – que está mais para seus desejos que para uma estratégia – o que FHC deixa claro é que não fecha as portas para a aventura golpista e seus protagonistas:
Agora, quem está processando a Dilma por algo que ela fez? Não tem. Quer dizer que não venha a acontecer? Não sei. Estamos numa situação de ponto de interrogação. Dependemos do calor da rua, do avanço do processo judicial e da mídia.
Mas sua aposta é aquela que se apontou: a ingovernabilidade, a paralisia de Dilma, amarrada a uma política econômica de austeridade que lhe desgaste e mantenha “as ruas” em estado de agitação e  enfraqueça Lula, mesmo que ele se mantenha afastado e até divergente disso.
O marechal do entreguismo é bom de estratégias. O que não o impede de, em certos momentos, ir ao armário, espanar a empoeirada faixa presidencial e devanear com as saudades do tempo em que existia.
Alguém viu, nas furiosas marchas do dia 15, onde atéo retorno da ditadura se pedia, algum cartaz dizendo “Volta, FHC”?

Nenhum comentário: